ONLINE
1





Total de visitas: 2020

Dica3-Busca,senta,anda

Dica3-Busca,senta,anda

Existem vários comandos que pode ensinar ao seu animal, e muitos deles não são só para divertimento e prazer. É necessario mandar o seu companheiro deitar-se quando não está quieto, ou não se mexer quando você vai ao supermercado e não pode entrar com ele. Apenas alguns comandos vão ser falados nesta secção.

Se conseguir ensinar o seu animal a fazer o basico, então parabéns, já deve estar preparado a ensinar outras coisas sem a ajuda de ninguém. Lembre-se que, se ensinar mal o seu cão, vai ser muito mais dificil faze-lo esquecer para voltar a ensinar. Se isso acontecer, você terá de insistir bastante, e nunca usar o método antigo.

É quase impossivel ensinar um comando a qualquer animal em apenas um dia. Por isso, lembre-se de fazer grandes intervalos, mas não treine o seu animal apenas um vez por semana, senão ele esquece-se.

Tente treiná-lo todos o dias. Insista, mas não obrigue constantemente. É preciso muito tempo, calma e paciencia, e às vezes em vez de ser divertido, é fustrante. O tempo que se demora a ensinar um cão depende da eficácia do treino, e da inteligencia e disposição do cão. Mostre a sua satisfação quando o animal está a fazer a coisa certa. Não o treine se ele estiver magoado.

Neste tutorial apenas as ordens “Senta!” e “Busca!” são completamente descritas. O resto dos comandos basicos podem ser ensinados de maneira bastante semelhante ao comando “Senta!”, por isso apenas uma pequena dica é dada. (Hasta aquí la introduccion al tutorial de Comandos Basicos)

Os três Comandos Básicos: -Busca ;Deita,anda,fica ; Senta

Busca!

Ensinar cães: buscaUma coisa que, se for treinada, vai proporcionar muitas horas de divertimento. O jogo do “busca” cria grandes laços de amizade entre si e o seu cão. Mesmo que não sejam treinados para tal, a maior parte dos cães irão buscar seja o que for que você atire... devolver o objecto é que já é um problema.

O melhor sitio para treinar o seu animal a buscar e trazer um objecto é num parque aberto. Numa rua não dá muito jeito, já que há o perigo do seu companheiro ir para a estrada, e dentro de casa simplesmente não há espaço suficiente. O ideal é mesmo um bom parque onde o seu animal possa correr à vontade sem perigos.

Lembre-se que o jogo do “busca” é muito esgotante, por isso deixe-o descansar quando tiver cansado, e dei-lhe água.

Existem várias maneiras de ensinar o seu cão a devolver objectos, mas só as mais eficazes são descritas.
      • O método dos dois brinquedos

        Recomenda-se a todos os cães, mas resulta melhor em cães novos.

        Para este metodo, é necessário apenas dois objectos que o seu animal adore. O objectos não podem estar cheios de germes, não podem magoar o seu cão quando este os apanha (como paus ou pedras), e têm que ser idênticos. Não pode ser um objecto que o seu animal esteja sempre em contacto, já que ele pode depois não mostrar interesse em ir buscá-lo. Se o seu animal souber vir ter consigo, melhor.

        Primeiro, mostre apenas o primeiro objecto ao seu cão, guardando o segundo objecto para que ele não o veja. Assim, ele terá toda a sua atenção virada para o primeiro objecto. Agarre o seu animal enquanto faz isto (apenas no começo de cada treino).

        Ensinar cãesDepois, atire o objecto para um lado qualquer facil de percorrer, e enquanto você estiver a agarrar o seu cão, ele terá uma boa visão do objecto, como também do local onde ele cairá. Large o seu animal dizendo “Busca!”, e ele irá buscar o objecto rápidamente.

        Quando ele tiver apanhado o objecto, chame-o até si. Muito provavelmente não irá devolver o objecto, e é aqui que entra o segundo objecto. Mostre-lhe o segundo objecto com entusiasmo, para que ele deixe cair o primeiro. Atire o segundo, também dizendo “Busca!”, e ele irá outra vez buscar o objecto. Aproveite para apanhar e esconder o primeiro objecto.

        Vá repetindo estes passos até que não seja preciso mostrar o segundo objecto para ele largar o primeiro. Quando assim for, recompense-o com uma festa ou um biscoito.

      • O método forçado

        Recomendado áqueles que não têm um animal muito obediente, ou que seja preguiçoso.

        Neste método muito simples, apenas um objecto é necessário, mas se for com duas pessoas é melhor. Como o método anterior, atira-se um objecto para um local (perto. Desta vez, uma curta distancia é recomendada), e com a ajuda da trela (ou mesmo com as mãos), leva-se o animal até ao objecto dizendo “Busca!”, e deixa-se o seu animal apanhar o objecto. Recompense-o se ele o fizer correctamente. Após algumas vezes, ele já irá ter mais genica para apanhar o objecto sozinho.

        O treino é muito mais rápido e aproveitoso se for com duas pessoas, já que a segunda pessoa pode levar o animal até ao objecto com a ajuda da trela, e depois volta até ao dono, onde o dono recompensa-o se o cão deixar cair o objecto ao pé dele.

Deita!

Este comando é necessario quando o seu animal está a abusar (como por exemplo, se andar a correr pela casa toda, ou se fez algo de mal). Ensiná-lo a deitar-se é facil, e muito mais simples do que ensinar a sentar-se. Basicamente force-o com as suas mãos a ficar deitado enquanto diz “Deita!”. Pode ser um bocado dificil ensinar-lhe a fazer isto se ele nunca foi ensinado. Apontar para ele e usar uma voz alta ajuda quando ele começar a deitar-se sem a sua ajuda. Esta ordem faz com que o seu animal o respeite mais, o que é sempre bom.

Anda!

Ensinar o seu cão: Deita!O comando mais facil de treinar, mesmo a um animal que nunca foi treinado, já que é um comando que você treina sem saber. Se ele souber qual o seu nome, então já é 90% do caminho andado. Quando o chama, ele virá ter consigo, e esse é o objectivo. Só falta ele perceber que “Anda!” também para ele vir ter com o dono. Só precisa de dizer “Anda” antes ou depois de dizer o nome dele. Após algum tempo ele irá entender o conceito.

Fica!

Como o “Deita!”, este comando é importante. Imagine que quer que o seu cão guarde o carro. Se o ordenar para ficar naquela lugar, ele não se mexerá até você disser o contrário (se estiver treinado para tal, claro).

  • O método da recompensa

    Para um treino mais rápido, o método da recompensa é o melhor. Simplesmente ponha um biscoito de trinta a cinquenta centimetros de distância do animal (se for um cão de tamanho médio e rapidez normal, então ponha a 40 centimetros. Não é preciso rigor nas medidas), e quando ele avançar, diga “Fica!”. Se ele ficar, faça-lhe uma festa. Inicialmente parece em vão, e é bastante fustrante, mas a pouco e pouco o animal vai perceber o objectivo.
  • O método manual

    Também pode agarrar o seu cão, fazendo com que ele não vá buscar o biscoito, e diga várias vezes “Fica!”. Vá largando o animal e continue a dizer “Fica!”, para que ele perceba que é como se fosse quando estava a ser agarrado por si. Não o agarre com força, nem o levante. Simplesmente agarre-o de lado (maneira mais recomendada). Após muitas tentativas já não vai ser preciso agarrá-lo. Lembre-se que ele não se pode esquecer do biscoito enquanto o está a agarrar, senão é tudo em vão. Deixe-o perto o suficiente enquanto o agarra. Se ele se esquecer, tente outra vez.

Senta!

Provavelmente o melhor comando para se começar a ensinar a sério. Ensiná-lo a sentar-se é muito útil em várias ocasiões, e também muito engraçado. O seu animal já se deve sentar sozinho, mas não se irá sentar quando você manda (enquanto não o ensinar, claro). Existem várias maneiras de ensiná-lo a se sentar, mas apenas as mais faceis vão ser discutidas.

Comece por chamar o seu cão, para que ele possa virar toda a sua atenção para si. Se ele estiver a brincar ou a comer, vai ser um pouco dificil. Tente fazer com que ele venha até si, já que ditar ordens de longe não é muito prático enquanto o animal não estiver treinado.

    • O método sonoro
      Este método é recomendado para todos os donos com cães mansos, e para quem não gosta de ser duro com o seu animal. Existem alguns animais que são rebeldes demais, e este método pode não funcionar na melhor maneira.

      Ensinar cães: sentaEste método baseia-se em insentivar o animal a sentar-se a troco de algo (pelo menos no inicio). No final, ele irá perceber que é isso que o dono quer, e irá sentar-se para fazer o fazer feliz.

      Se tiver a atenção do animal focada em si, invente um som qualquer (assobie rápidamente, um grito à Sargento, bate palmas uma ou duas vezes, etc), e dei-lhe um biscoito, ou qualquer doce que ele goste (cuidado com o que dá de comer ao seu cão, já que existe muitos alimentos toxicos). Faça isto várias vezes, até que ele perceba que o som que você está a executar quer dizer que vem aí um doce.

      Quando vir que ele já percebeu a ideia, pare de fazer isto, e comece a ensiná-lo a sentar. Para isso, faça o tal som, e levante um biscoito (por exemplo) alto o suficiente, e após algumas tentativas, ele irá começar a sentar-se para ver o doce lá no alto (por exemplo ao nivel do seu peito). Lembre-se que ele tem que ver a si e ao biscoito. Dei-lhe o biscoito quando ele sentar-se. Neste momento, ele percebe que se ele sentar-se e você tiver um biscoito (já não é necessário fazer o som para que ele se sente), então ele será recompensado. É claro que é muito chato estar sempre com um biscoito só para ele se sentar durante breves instantes, e é por isso que vai ter de ensiná-lo a obedecer à sua ordem, sem ser necessário um doce ou executar o som. Vá repetindo o passo anterior até que ele se sente sempre que tiver um doce ao nivel do peito (por exemplo).

      Agora, continue a repetir o passo anterior, mas quando ver que ele se vai sentar, diga “Senta!” (antes que ele se sente por completo), com uma voz clara e firme. Apontar também ajuda. Repita isto muitas vezes, e lembre-se que vai demorar algum tempo até ele perceber que quando diz “Senta!”, você está a pedi-lo para ele se sentar.

      Após muitas tentativas, vá experimentando fazê-lo sentar-se dizendo “Senta!” e depois meta o doce no seu peito, mas não o dê mesmo que ele se sente, para que se habitue. Faça-lhe só uma festa (o animal também pode fartar-se dos biscoitos que você dá) de vez em quando e após algum tempo, já nem vai ser necessário pôr um biscoito no peito.

    • O método da força

      Este método é apenas recomendado aos donos cujos cães são bastante rebeldes e agressivos, já que este método de treino não só treina, como também impõe alguma disciplina ao animal. Se nunca treinou um animal, então não use este método. Também não abuse muito deste método, já que o cão passado algum tempo pode começar a odiar a coleira / trela, e até ao dono, o que o leva a atacar pessoas em casos extremos (incluindo você).

      Este método baseia-se em forçar o animal a sentar-se. Isso faz-lhe perceber que o que você pretende é que ele esteja nessa posição quando a order é proferida. Muito provavelmente só se vai sentar porque tem medo que o dono continue a aplicar-lhe força, ou que simplesmente é o melhor para ele (medo).

      Primeiro diga “Senta!” e depois com as suas mãos, force o animal a sentar-se. Para isso, agarre na cauda e puxe para baixo, enquanto com a outra mão empurre o peito para cima, forçando assim o animal a sentar-se. Após várias tentativas, ele vai perceber que quando diz “Senta!”, quer dizer que é para ficar nessa posição. Lembre-se de lhe agradecer nas primeiras vezes que ele se senta sem a sua ajuda.

      Também existem coleiras de força que servem para deixar o animal num mau estar, se este não obedecer ao dono (o que também ajuda neste tipo de treino). A coleira (com a sua ajuda) força o animal a sentar-se, e se ele tentar levantar-se, a coleira aperta-lhe o pescoço (não o sufoca, mas fica apertado o suficiente para que ele não goste). Não se recomenda usar a coleira de força, a não ser que o animal já seja adulto e tenha ficado agressivo ou bastante desobediente.

      Este treino, se aplicado por completo, é muito duro, e há animais que não aguentam. Vá com calma e não cause dor ao seu companheiro.