ONLINE
1





Total de visitas: 1955

Deve esterilizar o seu cão?

Deve esterilizar o seu cão?

Deve esterilizar o seu cão?

A não ser que esteja a planear fazer criação com o seu cão, faz todo o sentido tratar da sua esterilização, pois a longo prazo irá beneficiar a sua saúde. 

 
"Devo ou não devo?"

Para muitos donos de cães, o assunto da esterilização constitui um verdadeiro dilema. Alguns não têm a certeza se querem fazer criação com o seu animal de estimação, enquanto outros argumentam que a esterilização é anti-natural. Qualquer que seja o seu ponto de vista, estudos revelam que esterilizar um cão, ajuda-o a viver mais tempo, de forma mais saudável, uma vida menos problemática.

Doenças relacionadas com o aparelho reprodutivo são muito comuns nos cães, especialmente aqueles que nunca lhes foi permitido acasalar, por isso quanto mais cedo um cão for esterilizado, mais fácil se torna limitar este tipo de problemas. Sem esse corte, o seu obediente cão pode transformar-se numa bola de hormonas descontroladas, totalmente desprovido de pensamento racional. Alguns cães chegam ao extremo de fugir, colocando-se em situações de grave perigo. Outros não conseguem concentrar-se em mais nada quando sentem um potencial companheiro para acasalamento, na vizinhança.

Os cães machos podem ser especialmente difíceis quando não são esterilizados, causando muitos problemas quando não estão com trela, ou pior ainda, podem tentar atacar outros cães mesmo quando estão com a trela. Depois de esterilizados, têm menor tendência para andar a vaguear durante longos períodos, manifestam menor agressividade, particularmente face às crianças, que de outro modo podem ser percebidas como tendo uma posição inferior na hierarquia familiar.

As cadelas têm, geralmente, um melhor temperamento e ficam mais descontraídas quando não têm que passar pela fase do cio. As que são mais nervosas podem, inclusivamente, ganhar confiança, pois sabem que não vão ser abordadas por todos os machos da zona.

 
 Um cão concentrado
 

Muitos donos ficam preocupados com o facto da esterilização poder alterar a personalidade do seu cão, tornando-os gordos e preguiçosos. Mas a verdade é que muitos cães se sentem muito melhor depois de deixarem de usar toda a sua energia freneticamente e ficarem frustrados. A esterilização do seu cão não irá modificá-lo, mas irá pôr um ponto final aos desejos súbitos, causados pelo chamamento das suas hormonas. O resultado é um cão mais feliz e concentrado, livre dos sintomas de uma sobrecarga hormonal, como vaguear, urinar em casa e um ladrar constante.

Não há forma de prever o comportamento do seu cão aos chamamentos do seu ciclo reprodutivo. Alguns portam-se lindamente e não deixam que as hormonas levem a melhor e outros acabam em canis, porque os seus donos são incapazes de controlar o seu comportamento. No entanto, deve saber que, para a maioria dos cães, a esterilização é um procedimento benéfico, pois sem o desejo de procriar, o seu amigo canino tem maior capacidade de escutar, comportar-se e até, eventualmente, ser o cão que você sempre sonhou.

                                                                                                                           artigo da pedegree